A história começa em 1985. Marty McFly (Michael J. Fox) é um jovem rebelde e desobediente de 17 anos que vive com os seus pais (George e Lorraine McFly) e irmãos em Hill Valley, uma pequena cidade da California. É estudante, mas só pensa no seu namoro com Jennifer Parker (Claudia Wells) (o que não agrada seus pais, principalmente sua mãe, por ser bastante conservadora) e na música que toca numa banda de garagem.
Nesse ano, estava acontecendo uma arrecadação para salvar a torre do relógio da cidade, que tinha sido atingida 30 anos antes, na noite de 12 de Novembro de 1955, por um raio, destruindo os seus mecanismos de funcionamento, estando apenas a parte externa para decoração. O prefeito de Hill Valley queria substituir o relógio, mas a população preferia mantê-lo apenas para decoração. Marty e Jennifer são interceptados, quando namoravam num banco de jardim, por uma mulher pedindo donativos e lhes dá um folheto a respeito.
Além disso, Marty é também assistente do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), um cientista bastante ambicioso em descobertas megalómanas. A primeira descoberta descrita na história é a de um sistema para sincronizar com igual hora todos os relógios do mundo. Para isso, Emmett coloca mais de 30 relógios de pêndulo em casa para que estes toquem todos à hora programada. Emmett ouve os toques quando Marty estava com ele ao telefone para combinarem uma nova experiência e, fica histérico de entusiasmo, algo que já era comum.
Emmett diz a Marty para encontrá-lo às 1h15 da madrugada desse dia (26 de Outubro de 1985) no estacionamento do Centro Comercial Dois Pinheiros, local escolhido para o novo experimento científico. Assim que chega ao local, Marty encontra Einstein, o cão de Emmett e, para seu espanto, um automóvel De Lorean saindo, envolto numa nuvem de fumaça, de um caminhão. Nesse De Lorean vinha Emmett que diz a Marty tratar-se da nova experiência que tinha preparado. Era uma máquina do tempo que funcionava através daenergia cinética do movimento do carro. Era necessário acelerar o De Lorean até às 88 mph (140 km/h) que, consequentemente, fazia ativar o capacitor de fluxos, que usa plutónio para produzir uma energia elétrica de 1,21 GW para transportar o veículo para a data programada.
Para a viagem de teste, Emmett programa o De Lorean para avançar um minuto para o futuro. Escolhe como cobaia Einstein. O carro podia ser acelerado por fora com um telecomando e Emmett assim faz. Ao ver desaparecer o De Lorean ele fica radiante e grita histericamente que conseguíu. Quando o carro e o cão voltam após o passar o minuto programado, Emmett começa a programar datas históricas no painel para mostrar a Marty como eles poderiam fazer uma viagem pela história começando por assistir ao nascimento deJesus Cristo, vendo a seguir a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, até assistirem à noite do dia 5 de Novembro de 1955, data em que Emmett teve um pequeno acidente no banheiro de sua casa e resulta uma pancada na cabeça, fazendo ele ter a visão do Capacitor de Fluxo, equipamento com o qual é possível o funcionamento da viagem no tempo.
O plutónio que Emmett usa como combustivel, tinha sido roubado por terroristas líbios que lhe tinham encomendado uma bomba nuclear. Já com intensão de usar o plutónio para a máquina do tempo, Emmett enganou os líbios, fazendo uma falsa bomba com peças obsoletas de fliperamas. Ao descobrirem que tinham sido enganados, eles começam a procurar Emmett e então encontram naquela noite no parque de estacionamento enquando ele explicava a Marty as funcionalidades da máquina do tempo. Inicia-se uma perseguição que culmina com o assassinato de Emmett e tentativa de assassinato de Marty.
Para fugir, Marty entra no De Lorean e utliza-o para tentar despistar os líbios. No entanto, ele esquece-se ele que o Capacitor de Fluxo estava ativado e, sem perceber, ele chegar aos 88 milhas por hora (140 km/h) e a maquina é transportada para a data programada de 5 de Novembro de 1955, a qual o Doutor Brown havia programado antes. Nessa época o estacionamento era uma plantação de pinheiros (origem do nome do Twin Pines Mall).
Assim que chega, Marty perde o controle do carro, observando a mudança de paisagem, e acaba batendo dentro do celeiro, fazendo um tremendo barulho e acordando os Peabodys, que o confudem com um extraterrestre graças a roupa de proteção nuclear e o formato do De Lorean, assustado tentam atirar em Marty que foge com o De Lorean acertando um dos pinheiros e acaba parando no que no futuro seria seu bairro a 2 km do centro de Hill Valley, onde esconde o De Lorean atrás de um outdoor.
Ao chegar a Hill Valley, encontra a cidade bastante diferente. Os carros são antigos, toda a gente o olha com estranheza por vir vestido de maneira tão diferente da época e, o relógio da torre ainda está a funcionar.
Na tarde do dia da experiência da máquina do tempo, Marty ouvira a mãe contar a história de como tinha conhecido o seu pai e, aí terem começado o namoro. O pai de Marty tinha sido acidentalmente atropelado pelo futuro sogro e aí Lorraine o acudira e, a partir daí começaram-se a aproximar e consequentemente a namorar. Marty vai procurar o lugar da sua casa, onde também crescera Lorraine e, chega precisamente no momento em que o seu avô materno ia a atropelar o seu pai e, impede que tal suceda, impedindo assim também que os seus pais se conhecessem.
Ao alterar este fato, Marty cria uma perturbação na continuidade espaço-tempo que, poderá casuar que ele se apague da existência, caso não corrija o erro, ou seja, terá que fazer com que os seus pais se conheçam e venham a namorar.
Marty é recolhido pela sua "mãe" e apresentado à família como sendo um novo amigo, tal como fora com o seu pai. Inventa uma desculpa para que lhe digam onde vive o Dr. Emmett Brown de 1955, a quem se dirige imediatamente antes de ele ter o acidente que lhe revelaria o segredo da máquina do tempo.
Ao aparecer-lhe e ao contar-lhe a história, Emmett pensando que está a ser gozado, expulsa Marty de sua casa, tendo Emmett tido o acidente logo de seguida. Marty conta exatamente como ocorreu o tal acidente, sem ter visto nada e Emmett fica espantado, resolvendo dar ouvidos a Marty. Os dois vão ao local onde o De Lorean estava escondido e Emmett decide logo estudá-lo. Marty, ao dizer-lhe que o capacitor de fluxos funciona apenas com plutónio, este lamenta-se e diz que Marty está preso no tempo, pois naquela época, apenas um raio consegue criar a energia necessária para activar o capacitor. Então, Marty que trouxera acidentalmente o folheto que lhe deram ainda em 1985 sobre o raio que destruíra o relógio da torre, mostra-o a Emmett que começa a arquitectar um plano para que o raio seja encaminhado para o capacitor de fluxos do De Lorean e assim levar Marty de novo para1985. No entanto, uma fotografia que Marty tinha da família em 1985, começara a reduzir-se; o que significa que a realidade começava a ser alterada.
Marty terá apenas uma semana para repor a normalidade dos fatos que precederam o seu nascimento. Como sabia que o pai tinha estudado no mesmo colegio onde estudava, decide ir até lá e, oferecer-lhe algo na cantina para que se começassem a conhecer. Após alguma renitência de George, cria amizade com o "filho" em 1955.
Marty terá de enfrentar o rival de George, o outro pretendente de Lorraine, Biff Tannen (Thomas F. Wilson) que lhe dificultará bastante os planos. Marty implanta um pouco a sua rebeldia quando se relaciona com os seus "pais" de 1955 que, passam a relacionar-se de uma forma mais moderna.
Mas, tudo voltará ao normal, apenas quando George e Lorraine derem o primeiro beijo. Na noite de 12 de Novembro de 1955, George e Lorraine participam uma festa, aonde oficializarão o namoro. Marty, sendo músico atuará na festa, em substituição ao guitarista oficial da banda, enquanto Emmett prepara os cabos que conduzirão o raio desde a torre do relógio até ao capacitor de fluxos do De Lorean. No momento em que os Marty e Loraine vão dar o primeiro beijo no carro, Biff tenta impedir. Neste ponto é que a história dos Mcfly na cidade de Hill valey começa a mudar. Marty começa a desaparecer mesmo em plena actuação no palco. Enquanto isso, no estacionamento George enfrenta Biff pela primeira vez na vida, defendendo Loraine, e o nocauteia em frente a todos os estudantes que assistem atonitos a briga. Durante o baile, George é novamente incitado a defender Lorraine, expulsa o agressor e a beija, momento em que Marty volta a aparecer inteiro e, convencido que tudo volta à normalidade, ele inventa uma desculpa para poder sair, na verdade para entrar no De Lorean para regressar à sua época.
Emmett está a programar os circuitos temporais do De Lorean para a data indicada em "Last Time Departed", que era a data em que Marty deixou 1985. Assim, no futuro ninguém daria pela falta de Marty, nem ele se cruzaria com ele próprio. No entanto, Marty tem o cuidado de escrever uma carta a Emmett, avisando-o dos problemas com os líbios e, adverte-o de não abrir antes de 26 de Outubro de 1985. No entanto, Emmett diz que não poderá ler a carta, pois saber o futuro antes dele acontecer pode causar enormes desgraças e, por isso, rasga a carta em pedaços mesmo à frente de Marty.
Então, Marty decide reprogramar os circuitos para uns minutos antes de "Last Time Departed", para assim tentar avisar e salvar Emmett.
Quando a tempestade começa, Emmett está a concluir a ligação mas, não consegue, dados os cabos serem demasiado pesados. Porém isso não é problema, pois o raio é fortíssimo e mesmo assim desce por estes, atingindo uma vara de metal colocada por cima do De Lorean, ligada ao capacitor de fluxos e assim, Marty consegue regressar de novo a 1985, chegando ao momento antes da chegada dos líbios ao parque.
O nome do centro comercial fora alterado para "Centro Comercial Um Pinheiro Solitário", devido ao estrago causado por Marty numa das árvores ao ter ido parar acidentalmente à época das plantações.
Chocado, Marty vê os líbios dispararem sobre Emmett e, a presseguição que antecedeu a sua ida para 1955. Então, Marty chega ao pé de Emmett e chora, pensando que ele estivesse morto mas, nesse momento levanta-se, pois lera a carta que Marty lhe deixara em 1955 e, protegera-se com um colete à prova de bala, fingindo-se de morto para enganar os líbios. Marty fica contente mas ao mesmo tempo bastante estranhado, pois não chegou a ter oportunidade para lhe contar. Emmett dá a carta a Marty, pois colou os pedaços da carta e leu, dada que a previsão do futuro iria ter consequências positivas.
Emmett agradece a Marty por tê-lo salvo e, diz que irá continuar com o projeto das viagens no tempo, decidindo então conhecer o futuro. Após deixar Marty em casa, parte para 2015.
Ao chegar a casa, Marty vê os seus pais diferentes, não tão distantes como eram antes da viagem de Marty para 1955 e, a relacionarem-se muito melhor do que antes. Vê também que Biff se tornara mecânico e lavador de automóveis da família McFly.
As perturbações à continuidade espaço-tempo causadas por Marty em 1955, acabaram por ser positivas para a família McFly e para Emmett.
Nenhum comentário:
Postar um comentário