segunda-feira, 25 de abril de 2011

007-From Russia with Love (1963)

From Russia with Love (007 - Ordem para Matar (título em Portugal) ou Moscou contra 007 (título no Brasil)) é um filme britânico de acção, espionagem e aventura de 1963, o segundo da série 007 com Sean Connery no papel do agente secreto James Bond. Conhecido emPortugal como 007 - Ordem para Matar e no Brasil como Moscou contra 007, o filme voltou a reunir os produtores Albert Broccoli eHarry Saltzman e o director Terence Young. É baseado no romance homónimo de Ian Fleming de 1957.
James Bond é enviado à Turquia para trazer à Inglaterra uma secretária da embaixada da URSS em troca de uma máquina descodificadora Lektor. Porém repara que isso tudo não passa de um acto de vigança da SPECTRE pela morte de Dr. No de modo a obter a decodificadora.
O filme foi adaptado a um jogo electrónico homónimo pela Electronic Arts em 2005.

Resumo

O filme começa com James Bond a ser assassinado por um homem loiro e alto, Red Grant. Bond é capturado e estrangulado com um fio que saía de um relógio. Passado uns segundos, aproxima um homem e retira a máscara de "Bond", revelando ser um sujeito disfarçado e um treino da SPECTRE.
Noutro local, Kronsteen, um grande mestre de xadrez e agente da SPECTRE, planeja um plano para roubar uma máquina descodificadora Lektor aos russos usando o MI6 e os seus agentes secretos e uma rapariga da embaixada da URSS na Turquia como isco. O plano de Krontsteen (o n.º5 da organização SPECTRE) tem dois objectivos: o primeiro já referenciado que é roubar a máquina Lektor e o segundo é vingar a morte de Dr.No que também era da SPECTRE. Kronsteen apresenta o plano a Blofeld que é o n.º 1 da da organização criminal e escolhe a antiga agente da SMERSH Rosa Klebb, a n.º 2, para por em prática a missão. Klebb já tinha escolhido a rapariga: Tatiana Romanova, uma descodificadora da embaixada soviética na Turquia. Klebb escolhe também um assassino da SPECTRE chamado Red Grant que teria como objectivo tirar a Lektor e assassinar James Bond.
Em LondresM diz a Bond que Tatiana Romanova pediu asilo no Reino Unido oferecendo o descodificor e afirma também que isto é uma armadilha pois o MI6 e a CIA andavam atrás de um exemplar hà muitos anos. Contudo, M decide enviar Bond a Istambul, para a estação T liderada por Ali Kerim Bey. Antes da partida, M chama Q para apresentar uma mala que possui engenhos de ataque e defesa bem como 50 moedas de ouro.
Bond chega a Istambul e é apresentado a Kerim Bey. Este revela os promenores sobre a missão. Porém, no dia seguinte, o seu escritório é bombardeado. Kerim Bey e Bond atravessam as fundações da cidade até chegar ao consulado soviético. Bond vê através de um periscópio e vê Krilencu, um antigo inimigo de Kerim Bey. Depois, leva Bond a um campo cigano para desanuviar. Porém o campo é atacado pelos homens de Krilencu levando assim Kerim Bey a concluir que foram os russos que bombardearam a sua casa. Como acto de vigança, Bey mata Krilencu com a arma de infravermelhos montável de Bond a meio da noite.
Quando Bond regressa ao hotel, este vê Tatiana Romanova deitada na cama. Os dois fazem amor e são filmados secretamente por Grant e Klebb.
No dia seguinte, Romanova arranja um encontro com Bond na Igreja de Santa Sofia e lá acontece uma série acontecimentos em que Grant mata um homem que vigiou Bond no aeroporto aquando da sua chegada. Bond irrita-se e quer tirar a secretária e a Lektor e levar ambos para Londres.
No dia seguinte, o agente entra no consulado soviético e Bey acciona um dispositivo explosivo. Bond aproveita a confusão e tira a Lektor e Romanova do consulado. Ambos fujem para a estação de comboio e apanhem o Expresso do Oriente. Na viagem, Bey e um agente soviético são mortos por Grant, que faz a cena parecer como se um tivesse matado o outro. O comboio segue a viagem até Belgrado, local onde Bond devia ter um encontro com Nash da Estação Y. Porém, Grant intercepta o informardor em primeiro lugar e mata-o passando-se por ele posteriormente para iludir Bond. De volta ao comboio, Grant droga Romanova no vagão do restaurante. Quando Bond conduz Romanova à cabine, Grent ataca Bond e explica os planos da SPECTRE. Bond fica surpreendido dado que pensava que fosse a SMERSH atrás do plano. Grant também revela o filme feito no hotel, dizendo que irá plantá-lo no vagão junto com uma carta de chantagem para fazer as mortes de Bond e Romanova parecerem um assassinato seguido de suicídio. Bond tenta persuadir Grent a aceitar 50 libras de ouro que se encontravam na mala. Ao abrí-la, Grent é surpreendido com gás lacrimogénio e Bond ataca-o e, no fim do combate, estrangula-o.
Bond pega em Romanova e saltam do comboio. Interceptam o camião de fuga de Grent e fogem da linha férrea. Ao chegar ao Mar Adriático, Bond pega o barco que também era destinado a Grent e foge do país juntamente com Romanova. Porém é perseguido por homens da SPECTRE. O espião lança os barris de combustível ao mar e através de um foguete de localização e arrebenta-os escapando assim ileso.
Bond e Romanova chegam a Veneza e alugam um quarto num hotel. O último golpe da SPECTRE é Klebb passar-se por uma empregada e tentar apanhar a Lektor. Bond é interceptado por ela mas tenta defender-se através de uma cadeira e bloqueia-a contra a parede. Romanova pega na Walther PPK de Bond e atira sobre Klebb.
From Russia With Love termina com Bond e Romanova numa gôndola, enquanto Bond joga no mar o filme com ambos no hotel turco.

Elenco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário