sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eragon

Eragon

Eragon, é uma história escrita por Christopher Paolini, autor nascido nos Estados Unidos da América. Trata-se do primeiro livro do Ciclo da Herança, anteriormente conhecido como Trilogia da Herança.
Foi originalmente publicado pelo próprio autor. Depois foi publicado por Alfred A. Knopf, tornando-se a partir daí um best-seller. Até 2005, Eragon já havia vendido cerca de 4 milhões de exemplares, em 38 países.
Embora tivesse concebido inicialmente as aventuras do Cavaleiro de Dragões Eragon em três livros, o autor admitiu que, ao escrever aquele que seria o último volume, deu-se conta de que não conseguiria terminar a saga e responder a todas as questões deixadas nos dois primeiros títulos e, portanto, concluirá os passos de seu herói em mais um volume além do previsto e, assim, a Trilogia tornou-se o Ciclo da Herança.

Sinopse


Um menino… um dragão… um mundo de descobertas.
Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar a carne que alimentará a família durante o inverno. Mas no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, ligando-se a ele com tal força que os dois passam a ser metades um do outro, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o próprio Império. Da noite para o dia, de uma pacata vida em um pequeno vilarejo, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e sua outra metade, a leal dragão fêmea Saphira, terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. Aos jovens Eragon e Saphira foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões.

Personagens principais


Eragon - Esperto rapaz de 15 anos (completa 16 durante o desenrolar do livro, embora no filme se apresente como tendo 17anos), com o nome do primeiro Cavaleiro, foi abandonado pela sua mãe Selena que está aparentemente morta. Esta abandonou-o à nascença em Carvahall com o seu irmão Garrow, tio de Eragon, e o seu filho Roran, primo de Eragon. Eragon era um simples caçador até que um dia encontrou uma pedra azul na Espinha. Mais tarde esta pedra revela ser um ovo de dragão fêmea, que mais tarde é chamada de Saphira, por sugestão de Brom, seu primeiro mestre. Muitos comparam Eragon a Aragorn, de O Senhor dos Anéis, por causa da semelhança de nomes e de várias outras similaridades dos seus romances. Durante a "ex-trilogia" é chamado por vários nomes, tais como Matador de Espectros e Argetlam. Como personagem principal, não tem pai ou mãe(Brom e Selena, como descoberto no livro Brisingr), no começo da trama, assim como o também personagem principal Frodo, de O Senhor dos Anéis.
Saphira - O dragão de Eragon e a seu melhor amigo. Saphira, apesar de mais nova do que ele, sente-se a sua protetora e herdou a sabedoria dos antigos dragões e é mais inteligente que os humanos, embora alguns pensem que é só um monstro. Saphira é mesmo o primeiro dragão nascido desde que começou a ditadura de Galbatorix. Tem uma ligação mental com Eragon. As suas escamas são azuis. Durante muito tempo, Saphira pensa ser a último dragão existente, embora mais tarde se venha a descobrir que tal não é verdade, havendo mais dois dragões machos e ainda um ovo por eclodir, também macho.
Galbatorix - Galbatorix é o imperador da Alagaësia, ele era um promissor jovem cavaleiro, mas se tornou arrogante por causa de seu talento. Em uma viagem com dois amigos foi atacados por um grupo de Urgal e seus amigos foram mortos junto com seu dragão. Enlouquecido pela perda vagou pela espinha por muito tempo matando tudo que encontrava. Quando foi achado e levado ao conselho dos Cavaleiros exigiu um novo dragão, mas o pedido foi negado. Fugiu dos cavaleiros e aprendeu magia negra com um espectro. Quando os Cavaleiros desistiram de procurar por ele, ele se encontrou com um Cavaleiro chamado Morzan que Galbatorix convenceu a ajudá-lo, juntos eles roubaram um dragão filhote, que Galbatorix, com ajuda da magia negra, forçou a se unir a ele. Depois de treinar Morzan na magia negra e seu dragão negro se tornar adulto eles atacaram os Cavaleiros. Como Galbatorix era muito poderoso ele matou muitos e convenceu 12 Cavaleiros a se aliarem a ele, junto com Morzan eles ficaram conhecidos como renegados. Depois de derrotar os Cavaleiros ele se proclamou rei de toda a Alagaésia. Também o comparam com Sauron, o senhor do Escuro, em O Senhor dos Anéis, devido à trajetória do personagem, de sua criação até o provável final.
Murtagh – Um joven forte e muito hábil com arco e espada que Eragon conhece durante sua jornada durante uma emboscada armada pelos Ra'zac. Murtagh salva a vida de Eragon e Safira, mas Brom recebe um ferimento que custou sua vida. Eragon e Murtagh se tornam grandes amigos e deciden chegar juntos às montanhas Beor e encontrar os Varden, embora Murtagh segue com certa relutância por temer os Varden, pois Eragon descobre depois que Murtagh é filho de Morzan, o último dos Renegados. Mesmo Murtagh odiando seu pai, pois o único presente que dele recebeu foi uma grande cicatriz nas costas feitas por Zar'oc, os Varden decidem mante-lo sob custódia até que ele provasse ser fiel à causa contra Galbatorix. Murtagh não conhece os segredos da magia, porém sua habilidade da artilharia e esgrima o tornam um guerreiro de alto calão.
Brom – O suposto "contador de histórias" de Carvahall. Brom descobre que um ovo eclodiu para o jovem fazendeiro Eragon e decide fugir da cidade de Carvahall e ajudar Eragon a seguir os rastros dos assassinos de seu tio Garrow: os Ra'zac. Brom, embora seja bem velho, surpreende Eragon com sua grande habilidade em esgrima e seus conhecimentos sobre a magia e a língua antiga. Brom treina Eragon durante uma boa parte da história, até que Brom se fere gravemente após deixarem a cidade de Teirm, durante uma emboscada feita pelos Ra'zac. Pouco depois dentro de uma caverna, o estado de saúde de Brom não era nada bom. Ao ver que estava morrendo, Brom revelou a Eragon que já foi um Cavaleiro de Dragão, mas seu Dragão havia morrido durante sua luta contra Morzan (pois foi Brom quem matou Morzan), e seu dragão também se chamava Saphira. Brom morre e deixa os jovens guerreiros sozinhos. Os mesmos sepultaram Brom numa tumba de diamante, para que seu corpo fosse preservado e ele pudesse descansar em paz.
Arya – A bela e jovem elfa de um século, embaixadora dos elfos e amiga dos varden, Arya era a responsável por transportar o ovo de Saphira entre os Farten Dûr, nas Beor e Ellesméra, na floresta Du Weldenvarden, mas durante sua missão de levar o ovo de Saphira até os Varden, Arya e dois guarda costas foram emboscados por Durza e um bocado de Urgals. Os dois guarda costas de Arya foram mortos e ela se viu cercada por Durza e a floresta em incêndios devido a suas magias. Então Arya Teleportou o ovo para algum lugar ao leste, sendo então capturada por Durza e levada à Gil'ead, onde foi aprisionada e drogada para que não pudesse usar magia. O ovo de Safira foi transportado para algum lugar nas montanhas da Espinha, sendo então encontrado por Eragon. Eragon sonha muitas vezes com Arya. Quando Eragon foi capturado por um bando de Urgals, foi também levado à Gil'ead, e descobriu que a elfa estava lá. Eragon foi salvo por murtagh e Saphira. Ele levou Arya consigo. Logo descobre que ela estava envenenada e precisava de um antídoto só possuído pelos Varden, mas eles tinham pouco tempo para chegar lá. Eragon percorre centenas de quilômetros a cavalo em poucas semanas, acompanhado de Murtagh e Saphira. Eles cruzaram o dezerto Hadarac e chegaram nas Montanhas Beor, onde Arya recebeu cuidados e foi salva de seu mal. Eragon descobre depois que Arya é a princesa dos elfos, filha da rainha Islanzadi.Eragon logo supera seus sentimento por ela, descobrindo que ela não é mulher pra ele.
Roran – Primo de Eragon, filho de Garrow e também um forte e corajoso guerreiro. Após sua fazenda ser destruída pelos Ra'zac, Roram vai morar com amigos em Carvahall, mas descobre que sua ligação com Eragon lhe traria grandes problemas com o império, obrigando-o a defender sua vida, sua cidade e sua amada Katrina. Quando Katrina é raptada pelos Ra'zac, Roram descobre que a única forma de salvar o povo de Carvahall e sua amada é deixando a cidade e se juntando aos rebeldes de Surda. Mas leva gande parte de Carvahall consigo.
Orik – Sobrinho de Hrothgar, o rei dos anões, Orik é um membro dos Varden, que salva a vida de Eragon logo durante sua chegada em Farthen Dûr. Orik e Eragon se tornam bons amigos, principalmente após lutarem juntos contra o exército dos Kulls e Orik ser escolhido para acompanhar eragon durante sua jornada até Ellesméra e sua estadia por lá. O anão odeia os costumes e manias dos elfos, mas suporta tudo por sua amizade por Eragon.

Outros Personagens

Sloan – O arrogante açougueiro de Carvahall e pai de Katrina. (Sloan não morre pelas mãos dos Ra'zac como é mostrado no filme).
Garrow – O tio de Eragon, que o criou até ser morto pelos Ra'zac.
Ajihad – Líder dos Varden.
Ângela – A herbolária de Teirm e amiga de Eragon.
Solembum – O menino-gato que profetiza o futuro de Eragon e o ajuda durante algumas aventuras. Solembum é o mascote e amigo de Ângela.
Nasuada – Filha de Ajihad e sua sucessora.
Hrothgar – Rei dos Anões.
Islanzadi – Rainha dos Elfos.
Oromis – O Último Cavaleiro elfo vivo e segundo mestre de Eragon.
Glaedr – O sábio dragão de Oromis.
Trianna- Feiticeira do Dur Vrangr Gata. Ela e Eragon criam uma relação quase amorosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário